sexta-feira, 11 de junho de 2010

Valor das casas novas mantém-se, mas desce nas usadas

O mercado imobiliário voltou a apresentar uma desvalorização no segmento dos usados em Abril, com uma variação mensal de -0,2%, contra os -0,1% verificados em Março. Nos fogos novos a variação foi nula, mantendo-se nos -0,2%, de acordo com o Índice Confidencial Imobiliário (IMI).
Em Abril, o ICI apresentou uma taxa de variação anual bastante próxima de zero, um resultado alinhado com a estagnação sentida pelo Índice nos primeiros meses deste ano. Na habitação nova, a variação média anual em Abril foi de 0,5%, e, sendo embora positiva, representa uma desaceleração face aos meses anteriores. Já nos usados, a performance tem sido mais depreciativa, com variações anuais negativas ao longo dos últimos quatro meses.
Em termos homólogos, a performance do Índice Ci continuou em terreno positivo, com valores de 1,7% nos novos e 1,6% nos usados. Face ao ano de 2009, especialmente em relação ao segundo semestre, a variação homóloga ao longo de 2010 tem exibido um comportamento mais positivo, provando que este ano será mais de contenção do mercado e que o anterior terá sido de quebra.
De acordo com o Índice Ci para Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), o mercado habitacional tem vindo a desacelerar nesta região.

FONTE: Vida Imobiliária

Nenhum comentário:

Postar um comentário