sexta-feira, 11 de junho de 2010

Investidor holandês quer criar Algarve Energy Park

O empresário holandês Marc Rechter quer tornar o Algarve como uma referência internacional na produção de tecnologia de ponta na área da energia solar, com a iniciativa «Algarve Energy Park», em Mochique. Irá envolver um investimento privado de 350 milhões de euros.
A ideia é concentrar naquele concelho algarvio uma plataforma de investigação e produção de energias renováveis num complexo que incluirá, entre outros equipamentos, um centro para produção e fabrico de componentes para a energia solar, um parque temático, uma clínica de medicina preventiva e de uma aldeia de energia limpa.
Localizado numa área de 300 há junto ao Autódromo Internacional do Algarve, estima-se que a obra possa arrancar no terreno dentro de um ano e meio. O objectivo é que o complexo possa estar a funcionar em plano no espaço de sete anos.
Na opinião de Marc Rechter, «tendo em conta a dinâmica actual, há uma janela de oportunidade para que as instituições académicas e indústria portuguesas possam desenvolver tecnologia solar específica», disse à Lusa.
O Centro de Energia Sustentável é um dos ex-libris do projecto, onde industriais e investigadores poderão colaborar na criação de tecnologia de energia solar e no fabrico dos seus componentes. No complexo será também criada uma unidade de demonstração solar e de pesquisa académica, a par de uma incubadora de negócios e de um núcleo dedicado ao treino e formação profissional no sector.

FONTE: Vida Imobiliária

Nenhum comentário:

Postar um comentário