Não é por menos que hoje ele ocupa a presidência de uma das entidades mais atuantes do setor: a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, a Adit Brasil. O empresário Luiz Felipe Cavalcante de Melo Lima, conhecido como Felipe Cavalcante, atua nos setores da construção civil e mercado imobiliário há 15 anos. Através das próprias empresas, já construiu mais de 80 empreendimentos e 1.700 unidades residenciais. Hoje assume o desafio de nacionalizar a Adit, que começou e se fortaleceu no Nordeste do país.
Os investidores, hoje, estão mais focados no mercado doméstico do que no estrangeiro. Já era uma tendência natural ou algo foi decisivo para isso?
Na verdade houve, com a crise, uma percepção de que o grande ativo nosso é o mercado doméstico. No primeiro trimestre cresceu muito. Isso é raro nas economias como a dos Estados Unidos, por exemplo. A nossa demografia, o crescimento da renda, tudo isso contribuiu. Os investidores percebem isso e migram para esse tipo de mercado.
Este perfil de investidor, de mercado doméstico, não costuma fazer especulação imobiliária. Podemos considerar, então, que temos hoje um mercado mais maduro por isso?
Em qualquer mercado, a primeira onda de investidores geralmente é de pessoas que tem menos a perder, assumem mais riscos, estão mais dispostos a arriscar. Após essa primeira leva, chegam as empresas mais maduras, que tem nome, tradição e pensam a longo prazo. No Nordeste aconteceu similar. Tivemos a primeira leva até 2008 que era de compradores de terra. Compraram para vender na frente. Eram investidores menos qualificados. Agora estão vindo para o Brasil os investidores mais maduros ou simples compradores, pensando a longo prazo, em fundo de investimento, por exemplo.
Esta mudança do mercado imobiliário brasileiro tem relação com os planos da ADIT de crescer em todo o país assim como já é forte no Nordeste?
Sim, mas não é o único motivo. O que aconteceu é que a estrutura da Adit está há alguns anos representando o Brasil e não somente o Nordeste. Temos uma demanda forte de parceiros em nível nacional, como o Ministério do Turismo. E temos sempre interesse em projetos como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo. Por isso tudo a gente entende que precisa apresentar projetos que atendam a demanda de mercado.
Como funciona a Agência de Investimentos da Adit? Tem planos de expansão para ela?
A agência está em São Paulo, já nasceu em nível de Brasil. A gente vai ter projetos em todo o país. Não só da agência, mas também em relação a Adit, a situação é que já viramos nacional, mas nosso orçamento é bianual. Vamos preparar nossa estrutura para ter uma ação mais efetiva em nível nacional a partir de 2011. Ainda neste ano, a nossa pretensão não será tão efetiva, como em outros, porque estamos nos estruturando para o ano que vem.
O fato do Brasil ter conseguido se manter um tanto distante da última crise financeira mundial é importante para o mercado imobiliário?
Sem dúvida. E o mercado imobiliário, inclusive, é um dos responsáveis pelo Brasil ter superado a crise. O mercado está indo bem, os investidores internacionais começam a vir e procurar mesmo. Se a gente pegar hoje o crescimento do PIB, o mercado imobiliário é um dos carros chefes da economia.
FONTE: Redimob
Nenhum comentário:
Postar um comentário