terça-feira, 29 de junho de 2010

Economia brasileira cresce 10,5% em quatro meses, mostra BC.

Os números do BC mostram que a atividade cresceu fortemente de janeiro a abril deste ano, na comparação com igual período do ano passado.

O Índice de Atividade Econômica da instituição (IBC-Br) do Banco Central, divulgado nesta quarta-feira (23), mostra que a economia brasileira continuou a se acelerar em abril deste ano. No mês retrasado, o indicador (após ajustes sazonais) registrou aumento de 0,27% frente a março. O índice vem crescendo desde janeiro de 2009, ou seja, há 16 meses.

Os números do BC mostram que a atividade cresceu fortemente de janeiro a abril deste ano, na comparação com igual período do ano passado - quando a economia brasileira sentiu os efeitos da crise financeira internacional. Nesta comparação, o indicador avançou 10,5%, também após ajustes sazonais.

Na comparação de abril deste ano, contra o mesmo mês de 2009, o crescimento do IBC-Br foi de 10,87%.

O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic).

Nova medida

O Banco Central explicou que o IBC-Br "constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica". Antes divulgado por estados, e por regiões, desde o início deste ano o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional.

O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos. "A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção+importações)", explicou o Banco Central, em seu último relatório de inflação.

IBC-Br X PIB

Em maio, antes da divulgadação do resultado do PIB, o BC informou que o IBC-Br avançou 9,84% no primeiro trimestre, sobre igual período do ano passado. Posteriormente, o IBGE informou que o PIB avançou 9% nesta comparação.

Também antes da divulgação do resultado do PIB, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, informou que o indicador do nível de atividade da instituição vinha mostrando "grande aderência" (proximidade) com os resultados do Produto Interno Bruto (PIB).

Definição dos juros

O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros da economia brasileira. Atualmente, os juros básicos estão em 10,25% ao ano, após duas elevações seguidas (abril e junho) de 0,75 ponto percentual cada.

Com a demanda por produtos e serviços em alta, cresce o risco de que haja pressão sobre os preços. A estimativa dos analistas é de que o forte crescimento da economia continue a pressionar a inflação - o que deverá levar a novos aumentos da taxa de juros no decorrer deste ano. A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa básica de juros atinja 12% ao ano no fim de 2010.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a previsão do mercado é de 5,61% para este ano, acima da meta central de 4,5%, mas dentro do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (entre 2,5% e 6,5%). Para o PIB, a estimativa dos analistas das instituições financeiras é de um crescimento acima de 7% para 2010, o maior desde 1986.

FONTE: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário