Na hora de buscar um imóvel para compra, e especialmente um novo, a internet tem sido cada vez mais usada, por ser um meio capaz de oferecer um maior número de informações em suas páginas do que os anúncios publicitários. É o que empresas do ramo imobiliário vêm percebendo nos últimos anos.
O movimento também ocorre em relação à preferência de usuários sobre corretores online, disponíveis a qualquer dia e hora nos sites de incorporadoras e imobiliárias.
"Cada vez menos pessoas procuram um corretor tradicional", diz o diretor de Marketing da Lopes, Roberto Nascimento. "Essa descoberta foi um choque para o mercado imobiliário. Os clientes querem as informações já num primeiro momento, sem ter contato com um vendedor no mundo real."
A Lopes descobriu, no dia a dia dos negócios, que, quanto mais informações acessíveis online, maior a chance de fechar uma venda, especialmente na parte de lançamentos, cujos imóveis ainda serão construídos.
Tráfego. "Há até pouco tempo, os dados dos imóveis eram exclusivos do corretor", diz Nascimento. "Muitas imobiliárias preferem omitir informações para que os interessados façam contato com um corretor e visitem a imobiliária ou o stand de venda. Mas essa estratégia antiga está perdendo força."
Prova dessa tendência é o número de visitas ao site da empresa, que possui, segundo o diretor de marketing, 20 mil imóveis em todo o País. Há dois anos, a audiência online era de 60 mil visitas por mês, e hoje está perto dos 2 milhões mensais.
"Desse total, 5 mil visitas foram originadas via celular, das quais 4 mil por um iPhone", revela. "É um número que tende a crescer porque o acesso a tráfego de dados via celular vai ficar cada vez mais barato."
Nesse período, a Lopes criou um departamento de internet com 12 funcionários e quase 500 corretores online, dos quais 200 estão baseados em São Paulo.
FONTE: Forum Imobiliário
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