quinta-feira, 13 de maio de 2010

FEIRÕES DA CAIXA TERÃO MILHARES DE IMÓVEIS DISPONÍVEIS

A Caixa Econômica Federal quer alavancar o financiamento de imóveis que se enquadram nas regras do Programa Minha Casa, Minha Vida, na sexta edição do Feirão da Casa Própria, que acontece em 13 cidades do país até junho.

O Programa Minha Casa, Minha Vida teve 429 mil contratos assinados até o último dia 3, totalizando R$ 28,6 bilhões em investimentos, e a meta do governo federal é atingir 1 milhão de moradias até dezembro. O vice-presidente de governo da Caixa, Jorge Hereda, creditou ao programa, lançado em março do ano passado, a ampliação da participação de mercado do banco no crédito habitacional no primeiro trimestre.

Nesse período, a Caixa foi responsável por 73% de todas as concessões de crédito imobiliário - em valor - no país, elevando a fatia contabilizada no acumulado de todo o ano de 2009 (71%), quando os bancos privados ficaram receosos devido ao agravamento da crise econômica mundial e perderam participação nos empréstimos com recursos da poupança.

REGRAS

O Programa Minha Casa, Minha Vida usa o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), com juros mais baixos do que aqueles oferecidos com recursos da poupança, e é destinado a imóveis com valor de até R$ 130 mil e a famílias com renda mensal de até R$ 4.650 - o equivalente a dez salários mínimos da época do lançamento do programa.

Para quem ganha até R$ 2.790, há ainda subsídio do governo federal. O prazo para pagamento vai até 30 anos e o financiamento pode ser de até 100% do valor do imóvel, que deve ter "habite-se" emitido a partir de 26 de março de 2009.

Outra vantagem para quem se enquadra no Minha Casa, Minha Vida é o fundo garantidor, com cobertura em caso de perda da capacidade de pagamento, por demissão do emprego, por exemplo, por um período que varia de acordo com a renda familiar. Para quem ganha até R$ 2.325, é possível ficar sem pagar 36 parcelas.

Para famílias com renda mensal acima de R$ 4.650 e até R$ 4.900 – portanto, fora do Minha Casa, Minha Vida - que querem comprar imóveis de até R$ 130 mil, também é possível usufruir das mesmas taxas de juros, mas as condições para o seguro são diferentes. Acima desse patamar, o crédito liberado usará recursos da poupança.

Os juros do Programa Minha Casa, Minha Vida, segundo a renda familiar mensal, são os seguintes: até R$ 2.325 - 5% ao ano, mais TR; entre R$ 2.325,01 e R$ 2.790 - 6% ao ano, mais TR; de R$ 2.790,01 a R$ 4.650 - 8,16% ao ano, mais TR, Para cotistas do FGTS, a taxa é menor, a partir de 4,5%.

DATAS E ENDEREÇO DOS FEIRÕES

SÃO PAULO - 13 A 16 DE MAIO
Centro de Exposição Imigrantes - Jabaquara

FORTALEZA - 14 A 16 DE MAIO
Sebrae - Av. Monsenhor Tabosa, 777 - Meireles

SALVADOR - 14 A 16 DE MAIO
Centro de Convenções de Salvador - Av. Simon Bolívar, s/n

CURITIBA - 14 A 16 DE MAIO
Marumby Expocenter - Av. Pres. Wenceslau Braz, 1.046 - Guaíra

RIO DE JANEIRO - 20 A 23 DE MAIO
Rio Centro – Av. Salvador Allende, 6.555

RECIFE - 21 A 23 DE MAIO
Centro de Convenções de Recife - Av. Professor Andrade Bezerra, s/n

BRASÍLIA - 21 A 23 DE MAIO
Expo Brasília - Parque da Cidade

UBERLÂNDIA - 21 A 23 DE MAIO
Center Convention - Rua Argentina, 401

CAMPINAS - 21 A 23 DE MAIO
Parque Dom Pedro Shopping – Av. Guilherme Campos, 500

FLORIANÓPOLIS - 21 A 23 DE MAIO
Centro Convenções de Florianópolis - Av. Gustavo Richard, 850

PORTO ALEGRE - 21 A 23 DE MAIO
Ciergs - Av. Assis Brasil, 8.787

BELO HORIZONTE - 11 A 13 DE JUNHO
Expominas - Av. Amazonas, 6.030

FONTE: Forum Imobiliário

Nenhum comentário:

Postar um comentário