sábado, 17 de abril de 2010

Workshop reúne 180 convidados

O Workshop "Negócios Imobiliários - Desafios Jurídicos e Econômicos do Mercado Imobiliário Brasileiro", que aconteceu em São Paulo no dia 8 de abril, reuniu cerca de 180 convidados para discussões de alto nível a respeito de temas atuais e de extrema relevância para o setor.

Advogados, empresários e demais profissionais do mercado tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre a nova realidade do mercado, que incorporou modernas técnicas de gestão e de negociação, motivando o aperfeiçoamento da legislação.

Atividades – A primeira atividade do evento abordou a nova Lei do Inquilinato. A palestra foi ministrada pelo desembargador Sylvio Capanema de Souza, que relembrou o início da implantação da Lei do Inquilinato, há 18 anos, e também destacou a importância do encontro. “Esse evento é extremamente relevante e oportuno. É preciso que os profissionais do direito se debrucem sobre essas modificações para entendê-las e aplicá-las, certos de que se trata de uma grande conquista e motivo de orgulho para todos nós. Sinto-me honrado de fazer parte deste evento e de colaborar com a Aabic neste sentido”, afirmou.

A exposição foi seguida do debate com José Roberto Graiche, advogado especializado em Direito Imobiliário e presidente do Conselho Consultivo da Aabic. Na sequência, foi a vez do professor de Direito Processual da Universidade Mackenzie, o presidente da Aabic, Rubens Carmo Elias Filho, que trouxe à discussão o tema “Contratos Atípicos”, levantando a discussão em torno das alterações do valor dos contratos e da possibilidade de o locatório deixar o imóvel durante a vigência do contrato.

Marcelo Magalhães de Almeida, presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanismo da OAB-SP, encerrou a palestra com suas considerações sobre o tema, levantando a função social dos contratos. Ele aproveitou para parabenizar a Aabic pela organização, escolha de temas, capacidade de mobilização dos palestrantes.

O engenheiro Luiz Vitor Soares, diretor de Engenharia da WTorre, compartilhou com os convidados sua experiência em contratos built to suit, tipo que exige verdadeira imersão na demanda do cliente, abordando como se dá o acompanhamento e a aprovação de estudos de viabilidade de novos negócios e demais serviços de engenharia e arquitetura necessários à execução de grandes empreendimentos em todas as suas fases. Administrador de empresas com mais de 35 anos de experiência, ex-presidente e atual membro do Conselho Consultivo da Aabic, José Roberto de Toledo integrou a mesa de debate que abriu com perguntas do público.

À tarde, Fernando Cruz, engenheiro da Brazilian Finance & Real Estate S/A, abriu o período de palestras abordando a captação de recursos no mercado financeiro, ressaltando as vantagens dos fundos imobiliários, entre as quais a transparência e a segurança. Atualmente, esse setor é formado por cerca de 85 fundos que somam R$ 5,3 bilhões de patrimônio líquido. Sergio Belleza Filho, reconhecido por ter estruturado o primeiro fundo imobiliário brasileiro, em 1994, reafirmou o bom momento do setor. “As grandes instituições financeiras não podem mais se esquivar do mercado imobiliário, já que hoje os investimentos imobiliários são um dos grandes destaques do mercado”, ressaltou.

Ariano Cavalcanti de Paulo, presidente do Secovi-MG e coordenador nacional da Netimóveis Brasil deu sequência ao workshop com o tema “Negócios em Rede”, partindo da distinção entre os modelos de redes, alianças e franquias. “Agradeço a Aabic pela oportunidade e também os cumprimento pela realização deste evento, de extrema importância para o setor”, disse.

José Fernando Robotton, diretor do grupo Robotton, procedeu com o debate com comentários sobre sua experiência com redes de negócios. A seguir, o economista Fernando Honorato Barbosa, coordenador do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Banco Bradesco S/A, trouxe ao público o panorama da economia brasileira na atualidade em termos de termos de salários, capacidade de consumo e emprego, entre outros fatores.

Tema que foi complementado por José da Silva Aguiar, diretor de Departamento de Emprestimos e Financiamento do Banco Brasdesco, que traçou o cenário do crédito imobiliário no mercado nacional, incluindo as implicações jurídicas para a liberação de crédito. Celso Luiz Petrucci, economista-chefe e diretor de Incorporação Imobiliária do Secovi-SP, encerrou ambas as palestras com as considerações finais sobre as facilidades da disponibilização de crédito imobiliário no país.

FONTE: AABIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário