Na hora de buscar um imóvel para compra, e especialmente um novo, a internet tem sido cada vez mais usada, por ser um meio capaz de oferecer um maior número de informações em suas páginas do que os anúncios publicitários. É o que empresas do ramo imobiliário vêm percebendo nos últimos anos.
O movimento também ocorre em relação à preferência de usuários sobre corretores on-line, disponíveis a qualquer dia e hora nos sites de incorporadoras e imobiliárias.
"Cada vez menos pessoas procuram um corretor tradicional", diz o diretor de Marketing da Lopes, Roberto Nascimento. "Essa descoberta foi um choque para o mercado imobiliário. Os clientes querem as informações já num primeiro momento, sem ter contato com um vendedor no mundo real."
A Lopes descobriu, no dia a dia dos negócios, que, quanto mais informações acessíveis on-line, maior a chance de fechar uma venda, especialmente na parte de lançamentos, cujos imóveis ainda serão construídos.
Tráfego - "Há até pouco tempo, os dados dos imóveis eram exclusivos do corretor", diz Nascimento. "Muitas imobiliárias preferem omitir informações para que os interessados façam contato com um corretor e visitem a imobiliária ou o stand de venda. Mas essa estratégia antiga está perdendo força."
Prova dessa tendência é o número de visitas ao site da empresa, que possui, segundo o diretor de marketing, 20 mil imóveis em todo o País. Há dois anos, a audiência on-line era de 60 mil visitas por mês, e hoje está perto dos 2 milhões mensais.
"Desse total, 5 mil visitas foram originadas via celular, das quais 4 mil por um iPhone", revela. "É um número que tende a crescer porque o acesso a tráfego de dados via celular vai ficar cada vez mais barato."
Nesse período, a Lopes criou um departamento de internet com 12 funcionários e quase 500 corretores on-line, dos quais 200 estão baseados em São Paulo.
FONTE: Forum Imobiliário.
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