quarta-feira, 10 de março de 2010

SAIBA O QUE CONSIDERAR NA HORA DE INDICAR IMÓVEL PARA INVESTIMENTO

Que fatores considerar no momento de indicar para um investidor qual a melhor alternativa de compra?

Eis algumas dicas:

Liquidez - Especialistas do setor alertam que o investimento não deve ser encarado como uma decisão de impulso. O recomendado é avaliar as vantagens e desvantagens da compra. Um dos pontos a se considerar é a liquidez, pois geralmente leva-se algum tempo para a revenda do imóvel. Imóveis de menor valor costumam ter mais liquidez do que imóveis mais caros.

Localização - Prefira os imóveis com fácil acesso a transporte público, principalmente metrô e ônibus. A proximidade com universidades, escolas, hospitais e comércios também facilita; se o imóvel é comercial, o ideal é que esteja próximo a fóruns ou grandes centros comerciais.

Conservação - Observe o estado do imóvel e do condomínio como um todo. Pintura, piso, azulejos, áreas comuns (piscina, salão de festa, playground, churrasqueira) - tudo deve estar com a manutenção em dia.

Condomínio - Avalie o que o condomínio oferece de estrutura de lazer e o custo mensal. Taxas condominiais altas dificultam locações e vendas.

Tamanho - A tendência para locação residencial são imóveis de dois ou três dormitórios e área de lazer razoável. Para os comerciais, a opção deve ser pelos menores - em vez de um escritório de 500 m2, prefira
cinco de 100m2, pois o risco de todos ficarem sem vender ou alugar ao mesmo tempo é bem menor.

Valor do imóvel - É mais fácil vender um imóvel de R$ 100 mil do que um de R$ 500 mil. Se for um investimento a longo prazo, como um apartamento na planta, o ideal é que as parcelas não ultrapassem 30% da renda familiar.

Vagas de garagem - Quanto mais vagas o imóvel tiver, melhor. Mas isso não significa que um imóvel sem garagem não seja interessante, depende da localização e proximidade com transporte público.

Andar da economia - Normalmente os andares mais altos são os mais valorizados.

Instalações - Observe se as instalações dão acesso à internet de banda larga, televisão a cabo e áqua quente.

FONTE: Forum Imobiliário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário