quinta-feira, 18 de março de 2010

Bancos baixam empréstimos às famílias e empresas para 5,2 mil milhões de euros

Os bancos financiaram em 5,2 mil milhões de euros as empresas e as famílias, em Janeiro, menos 485 milhões de euros do que no mês de Dezembro. A redução dos financiamentos foi verificada na generalidade dos segmentos, apenas com uma excepção: empréstimos a grandes empresas.

De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, os bancos emprestaram no total 5,2 mil milhões de euros à economia. Um valor que corresponde a uma descida de 8,41% face a Dezembro e de 8,44% quando comparado com igual período do ano passado.

Para as famílias, foi destinado 1,36 mil milhões de euros em novos empréstimos, com a compra de casa a representar a maior fatia (771 milhões de euros). Sendo certo que face a Dezembro, as instituições financeiras emprestaram menos dinheiro para todos os segmentos.

Para as empresas, as instituições reservaram, em Janeiro, 3,9 mil milhões de euros, menos 226 milhões de euros do que em Dezembro, ou menos 5,45%. Quando comparado com igual período a queda é de 15,34%.

A contribuir para esta evolução esteve o segmento de pequenas e médias empresas, com os empréstimos até um milhão de euros a diminuírem em 382 milhões de euros, enquanto os financiamentos acima de um milhão de euros aumentaram em 156 milhões de euros.

FONTE: Vida Imobiliária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário