sábado, 3 de março de 2012

Banca espanhola demorará cinco anos a escoar o "stock" de casas

Foi esta a afirmação do secretário de Estado da Economia espanhol, Fernando Jiménez Latorre, em entrevista ao "Cinco Días", assegurando que a banca espanhola «está bem capitalizada».

Neste momento, o sistema financeiro está a ser alvo de uma reforma que visa, segundo o secretário de Estado da Economia espanhol, Fernando Jiménez Latorre, colocar imóveis à venda no mercado a um valor mais baixo. O processo, diz em entrevista ao "Cinco Días", «depende da melhoria da gestão e das medidas de reestruturação que a banca adote para desfazer-se da carteira imobiliária». Dependerá, ainda, da procura. «Mas parece-me razoável pensar que a banca pode demorar cerca de cinco anos a desfazer-se de toda a sua carteira imobiliária».
O secretário de Estado acredita que a reforma do sistema financeiro tenderá a baixar os preços dos imóveis, já que os traz para valores próximos da avaliação real. No entanto, este responsável assume que esta é uma reforma que vai demorar a produzir os seus efeitos.
O plano pretende que os bancos assumam parte da desvalorização dos andares quando aconteça uma execução, num montante que ainda não está definido. Para a banca, os gastos ao adiar o despejo serão deduzidos fiscalmente. O secretário de Estado da Economia diz estar a conversar com o Ministério das Finanças para verificar se há outros custos fiscais que possam ser dedutíveis. E, para isso, foi criado um grupo de trabalho.

FONTE: VIDAIMOBILIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário