sábado, 3 de março de 2012

Arrendamento beneficia com quebra das vendas na habitação

As quebras consecutivas na compra e venda de habitação têm favorecido o mercado de arrendamento.
O mais recente research do RICS e da Confidencial Imobiliário, Portuguese Housing Market Survey (PHMS), dá conta de que, em janeiro, continuaram a registar-se quedas na oferta, procura transações e preços no mercado de compra e venda de habitação em Portugal.
Ainda assim, quer o índice de preços quer o índice de confiança nacional apresentaram melhorias, embora se tenham mantido em terreno negativo. No caso do índice de preços, passou de -66 para -63. Já no índice nacional de confiança, a recuperação foi mais acentuada (de -52 para -44), alcançando mesmo a pontuação menos negativa desde março de 2011.
As quebras nos preços das casas continuam a ser impulsionadas pela redução na procura. O aumento da oferta não se apresenta atualmente como um problema, uma vez que as instruções de venda se encontram em queda desde Dezembro de 2010.
De acordo com o PHMS de janeiro, o mercado de arrendamento, por seu turno, continua a beneficiar da fraca atividade no mercado de compra e venda. Quer a procura quer a oferta continuam a aumentar e a um ritmo mais acelerado que no mês anterior, ao mesmo tempo que as expectativas relativas ao arrendamento permanecem elevadas. No entanto, as rendas continuam a cair e as expectativas relativas a estas mostram-se cada vez mais negativas.

FONTE: VIDAIMOBILIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário