quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Reajuste de aluguel tem queda de 1,3% neste mês

Brasília

Agência Brasil

O aluguel com reajuste neste mês pode ter redução de até 1,31%, uma vez que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu apenas 0,05% no mês de outubro e totaliza variações de -1,57% no acumulado de 2009 e de -1,31% nos últimos 12 meses, de novembro de 2008 a outubro de 2009.

A informação é do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP). Segundo a entidade, como o IGP-M é o indexador para a maioria dos contratos de aluguel de imóveis residenciais, cabe ao locatário ou seu representante legal entrar em acordo com o proprietário para usufruir a redução almejada.

Estimativa do Secovi-SP mostra que um imóvel alugado por R$ 1 mil até o mês passado, passa a valer R$ 986,90 a partir de novembro, pelos próximos 12 meses. O fator multiplicador em relação ao aluguel de outubro é de 0,9869, válido para contratos com reajuste em novembro e pagamento no início de dezembro.

O sindicato lembra ainda que os aluguéis de imóveis já tiveram fatores de reajustes negativos também nos meses de setembro e outubro, em razão da redução gradativa do IGP-M acumulado em 12 meses, no caso de contratos anuais. O fator de reajuste para contratos com vencimento em setembro foi de 0,9929 e o de outubro foi de 0,9960. Agora, caiu um pouco mais, para 0,9869.

Ao ser anunciado o IGP-M do mês passado, técnicos da FGV estimaram que o anos deverá fechar com uma deflação no índice. Caso se confirmem as previsões dos analistas, os contratos de aluguéis reajustados pelo IGP-M devrão ter pelo menos mais três ou quatro meses de reajustes negativos, ou, pelo menos, não terão qualquer reajuste, o que é mais provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário