Mais do que assimilar técnicas de vendas, o profissional deve dominar várias áreas de conhecimento para fidelizar o cliente.
Você é um profissional que conhece múltiplas áreas de conhecimento humano? Se a resposta for sim, você possui um perfil de um profissional 360º, ou seja, é aquele que procura dominar várias áreas de conhecimento para estabelecer vínculo e fidelizar o cliente.
No blog da Brognoli Negócios Imobiliários, o diretor de vendas, Marcos Alcauza, descreve no post “O novo corretor de imóveis”, as linhas de ação deste profissional. Somente os de primeira linha tem esse perfil, a começar pelo diferencial nas técnicas de vendas. “Eles se comunicam com o cliente via MSN Messenger, consultam seus perfis nas redes sociais, avaliam os imóveis considerando as características arquitetônicas, características construtivas no que diz respeito à qualidade e longevidade da edificação. Tudo isso influi na negociação.” comenta.
Para a gerente de Recursos Humanos da Brognoli Negócios Imobiliários, Anna Dágila S. Veiga, saber procurar e identificar um cliente potencial faz com que o corretor de imóveis tenha uma atitude mais pró-ativa, o que justifica a necessidade de ser “360º” , “Hoje as pessoas estão carentes de relacionamento. Por isso, o profissional que propicia um atendimento com qualidade e consegue captar a real necessidade do cliente, sai na frente nos negócios,” ressalta.
O caminho para o sucesso
Auto-percepção e atitude. Esta é uma das principais dificuldades para aqueles que almejam este perfil, na visão de Alcauza. “Isto dificulta a busca de métodos e conhecimentos necessários ao exercício pleno e qualitativo da atividade, cujo benefício é do cliente na qualidade do fechamento dos negócios e do profissional que vê seus honorários mudarem totalmente de patamar,” comenta.
Para Anna, as dificuldades permeiam mais no âmbito comportamental do que técnico dos profissionais. “O momento mais rico do negócio está no filtro na hora do atendimento. É nesta hora que são captadas todas as informações necessárias para oferecer o melhor negócio para o cliente. Só que não basta aguardar o cliente vir até o corretor, mas o corretor identificar onde o cliente está,” finaliza.
Fonte: Redação Redimob.
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