quinta-feira, 12 de abril de 2012

Venda de imóveis tem crescimento

Celso Petrucci
Celso Petrucci
No primeiro bimestre deste ano, a venda de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo registrou alta de 17,7% (3.177 imóveis), na comparação com igual período de 2011 (2.699 unidades).
Já em Valor Geral de Vendas (VGV), expresso em reais, o movimento nos dois primeiros meses de 2012 foi de R$ 1,4 bilhão, superando em 13% o faturamento do mesmo bimestre de 2011.
O segmento de 2 dormitórios respondeu por 52,5% das unidades escoadas, seguido pelo nicho de 3 quartos (33,4%). Ambos totalizaram quase 86% das residências vendidas. “Isso prova que o mercado está cada vez mais dirigido à classe média, fato também comprovado pelos lançamentos: 66,3% dos imóveis lançados foram de 2 dormitórios”, afirma o presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes.
No que diz respeito aos lançamentos, dados da Embraesp indicam queda de 41% em relação ao volume realizado no ano passado. “Isso se deve ao fato de ter havido uma espécie de superávit de lançamentos em 2011, comparativamente às vendas. O que se verifica, agora, é o escoamento daquelas unidades, o que é saudável e se alinha ao necessário equilíbrio entre oferta e demanda”, considera o economista-chefe do Sindicato, Celso Petrucci (foto).
Para, Claudio Bernardes, os dados confirmam as previsões de ajuste do mercado às novas condições, depois de período de significativo crescimento, proporcionado pelo exuberante cenário econômico dos últimos anos. “Com objetividade, é de se esperar que o setor continue a apresentar bons resultados em 2012 e nos próximos anos. Inclusive, cada vez mais bem distribuído no atendimento a diferentes faixas de renda familiar”, conclui.

FONTE: Sincovi - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário