sábado, 21 de abril de 2012

SINDIMÓVEIS - PA

“Nosso compromisso é servir a classe dos corretores de imóveis a que temos a honra de pertencer e atuar”.
NOVAS OPORTUNIDADES PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS
O mercado imobiliário passa por um bom momento de venda de imóveis em lançamentos e de imóveis usados, causados por uma conjugação favorável de fatores. O crédito imobiliário está acessível. Em nenhum outro período da história, as pessoas de baixa renda estiveram com tão boas condições de financiamento imobiliário como atualmente. Diante do aumento da procura, os lançamentos estão oferecendo itens de lazer e diferenciais que antes só eram entregues em prédios de classe média-alta. Para quem tem dificuldades em adquirir um imóvel na planta, por causa de ter que conciliar as parcelas com o aluguel, os imóveis de revenda aparecem como uma opção interessante de compra.
Com o mercado imobiliário em alta, a concorrência torna-se cada vez mais acirrada. Embora os preços ainda se mantenham em elevação e os profissionais fechando negócios, percebe-se certa cautela por parte dos compradores. Os interessados em adquirir casas ou apartamentos têm demonstrado mais tempo para formalizar as transações. Eles estão estudando a melhor oferta de financiamento, pesquisando preços e locais. A cautela pode ser explicada pela volta da inflação e a consequente redução do poder de compra das famílias.
Conhecimento e experiência do corretor de imóveis passam a ter valor
Os corretores de imóveis em épocas passadas, na sua grande maioria, foram profissionais que empreenderam o seu negócio de forma intuitiva e calcado no seu toque pessoal. Por meio de iniciativas próprias, formados na “escola da vida”, entre acertos e erros, conseguiram marcar a sua presença no mercado imobiliário, enquanto que outros não obtiveram o mesmo sucesso. As mudanças que ocorriam no mercado não eram tão rápidas e nem tão marcantes. De certa forma, as empresas trabalhavam com todos os tipos de imóveis e em todos os bairros da cidade, nas atividades de compra, venda e locações. O espírito que prevalecia era de concorrência direta com outras empresas que atuavam na mesma cidade ou localidade.

Com o advento da internet, aliado à graduação superior que muitos profissionais possuem, alguns com cursos de empreendedorismo e com a expansão e diversificação do mercado imobiliário, novas práticas e especializações começam a surgir na área imobiliária. Para se habilitar a participar desta nova “onda” de oportunidades de trabalho, o critério que prevalece é o conhecimento e experiência do corretor de imóveis.
 Hoje, há empresas da área imobiliária, que estão à procura de profissionais que possam orientá-las na formulação de alianças estratégicas entre empresas imobiliárias. Outras precisam de apoio e orientação para tornar uma pequena imobiliária em uma rede de franquias; de corretores de imóveis especialistas em fusão de empresas da área imobiliária; de corretores de imóveis para gerir rede de imóveis; de corretores de imóveis com conhecimento de fundos de investimentos imobiliários; de corretores de imóveis com a especialização de elaborar o Sumário do Imóvel à Venda; além da busca tradicional de profissionais competentes e habilidosos para gerir empresas de corretagem de imóveis; empresas de loteamento; imobiliárias, entre outras.
Em grandes centros, as imobiliárias, as empresas de corretagem de imóveis e os corretores de imóveis autônomos devem saber se posicionar e encontrar uma ou mais áreas de especialização. Estas áreas de especialização podem ser determinadas pelos seguintes critérios: a) funcional – atua de forma convencional e comercializa todos os tipos de imóveis; b) por área geográfica – atua em diferentes bairros ou regiões. Facilita o conhecimento do bairro e o atendimento às especificidades do local; c) por produtos – atua com determinados tipos de produtos. Torna possível maior proximidade à clientela, o que facilita o conhecimento e domínio dos produtos similares que a concorrência oferece; d) por clientes – atua junto a diferentes tipos de clientes em função dos perfis e das necessidades deles; e) por valor – atua em função da variação do valor e dos tipos de clientes atendidos; f) misto – atua combinando mais de uma forma de segmentação.
O corretor de imóveis que escolher atuar como especialista é um profissional que se ocupa exclusivamente de um segmento específico do mercado. Estratégia recomendada para aqueles que desejam ser “o melhor no mercado”; iniciativa essa que os ajuda a se diferenciarem e a se destacarem no mercado.
AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS - NEM CARO - NEM BARATO DEMAIS
A elaboração do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica é de competência do corretor, pessoa física, regularmente inscrito no CRECI, com validade no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários - CNAI. Para isso, o profissional precisa ter, ainda, diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente ou certificado de conclusão de curso em avaliação imobiliária.
Identificação e caracterização do imóvel, indicação da metodologia utilizada, valor resultante e sua data de referência são alguns dos requisitos exigidos no parecer, conforme Resolução COFECI - 957/06.
Com relação à descrição do imóvel é preciso apresentar, no mínimo, as medidas de sua área, localização, descrição das benfeitorias – se houver –, aproveitamento econômico e contextualização do imóvel na vizinhança, com infra estrutura disponível.
Por todas as questões envolvidas, inclusive, de tempo e trabalho dispendido na elaboração, e ainda, a responsabilidade jurídica é permitido ao corretor/avaliador cobrar pela avaliação (ver Tabela de Honorários e Serviços de Corretagem – SINDIMÓVEIS/PA, no site www.sindimoveis-pa.com.br Entretanto, algumas imobiliárias não cobram pela avaliação, desde que o imóvel fique na empresa para ser comercializado, porque o importante para o empresa é a venda em si, porém, o honorário pela avaliação é devida ao corretor/avaliador.  Corretores capacitados evitam prejuízos e podem agilizar vendas. Para garantir a avaliação segura é importante contar com profissionais sérios e idôneos aptos a prestarem um serviço de confiabilidade e qualidade.
É de bom alvitre o interessado contratar profissionais capacitados para fazer a avaliação, para não correr o risco de tomar prejuízo ou não conseguir o objetivo final, que é a venda. Esses profissionais devem ser tecnicamente preparados e conhecedores da realidade do momento imobiliário. Essa situação é um diferencial importante na negociação. O interessado que não procurar profissionais com esse perfil para fazer a avaliação de seu imóvel, perderá tempo na venda e terá avaliação abaixo ou acima do preço de mercado.
O risco que corre quem não procura uma assessoria profissional para avaliar um imóvel não é simplesmente o de vendê-lo abaixo do preço de mercado, principalmente no caso de quem necessita de uma venda rápida para pagamento de compromissos assumidos ou quer fazer algum investimento.
Outro risco muito comum é o profissional fazer uma super avaliação, apenas para agradar o cliente e, assim, conseguir levar esse imóvel para ser comercializado em sua imobiliária ou escritório. No entanto, esse imóvel poderá ficar meses sem ter interessados, vai ficar ocioso no mercado, acarretando grandes perdas financeiras e frustrações para o proprietário.
De qualquer forma as dificuldades para comercializar um imóvel com preços não condizentes com a realidade de mercado são muitas. O comprador na busca pelo imóvel de seu sonho, adquiri poder de comparação e fica bem informado sobre preços. Outro caso é o boicote de vendedores-parceiros em não mostrar o imóvel face ao preço super avaliado. Tempo é dinheiro, ninguém pode perder. Nem o corretor, nem o cliente. O imóvel acaba ficando rotulado de caro e esquecido!.

ATENÇÃO CORRETORES AUTÔNOMOS E IMOBILIÁRIOS
CONSULTAS DE SPC E SERASA

SPC do Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil S.A). Ter seu próprio serviço de consulta SPCB/SERASA.
Com loguin e senha pela internet funcionando 24 h ou CALL CENTER funcionando de 8h às 18h.  Assim será possível antecipar informações comerciais sobre seus clientes evitando riscos futuros de inadimplência.
*Negativar (incluir) inadimplentes no SPC e na Serasa. E solicitar envio de carta cobrança para o inadimplente. Maiores chances de recuperação de valores perdidos. Tudo isso por baixos custos e menos dor de cabeça.

O Sindicato já disponibiliza aos Corretores Imobiliários, consultas de SPC e SERASA:
-Pessoas Físicas R$- 4,00
-Pessoas Jurídicas R$- 6,00

Informações na Secretaria do Sindicato através do telefone: (91) 3274-0793 ou email: sindimoveis_pa@yahoo.com.br

ACESSE O SITE DO SINDIMÓVEIS/PA
INFORMAÇÃO ATUALIZADA E COM RAPIDEZ!
www.sindimoveis-pa.com.br
Coordenador Pedagógico: Carlos Moraes de Albuquerque Fº
Gestor Imobiliário - CRECI- 043
E-mail: carlosalbuquerquefilho@hotmail.com
Facebook: carlos albuquerque
Antônio Maria Santos Sousa
Presidente

DIRETORIA SINDIMÓVEIS GESTÃO 2009/2012

PRESIDENTE: Antônio Maria Santos Sousa
1º VICE- PRESIDENTE: Silvio Kós Burlamaqui de Miranda
2º VICE- PRESIDENTE: Eduardo Afonso Damasceno de Mendonça
1ª SECRETÁRIA: Antônia Pereira da Silva Santos
1ª TESOUREIRA: Regina Célia Lima Albuquerque
2º TESOUREIRO: Ideval Pamplona Lima
REPRESENTANTE JUNTO À FENACI: Maria Isabel Macedo Figueiredo
COORDENADOR PEDAGÓGICO: Carlos Moraes de Albuquerque Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário