sexta-feira, 27 de abril de 2012

SINDIMÓVEIS - PA.

“Nosso compromisso é servir a classe dos corretores de imóveis a que temos a honra de pertencer e atuar”.
ÉTICA PROFISSIONAL,
SINÔNIMO DE CREDIBILIDADE
A função social que o corretor de imóveis exerce na sociedade, todos sabem, é de grande importância. Intermediar a compra e venda ou locação de determinado imóvel é mais que uma negociação imobiliária, é levar o sonho de um lar, ou um empreendimento, a pessoas e famílias. Mas para o profissional, lidar com o dia-a-dia agitado pode não ser tão fácil. O relacionamento com os colegas de profissão nem sempre pode ser dos melhores e atender aos pedidos dos clientes cada vez mais exigentes se torna uma difícil missão. Nesse sentido, trabalhar com ética e profissionalismo é fundamental para uma carreira de sucesso.
Pensando na forma pela qual os profissionais devem conduzir o seu trabalho, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) estabeleceu o Código de Ética Profissional, aprovado em 1992 pela Resolução 326. Através dele, o corretor tem um guia de como deve se portar em relação à profissão, à classe, aos colegas e clientes. O artigo 3º do Código, por exemplo, tem 12 alíneas. Em duas delas, ele enfatiza: cumpre ao corretor de imóveis defender os direitos e prerrogativas profissionais e a reputação da classe. Zelar pela própria reputação mesmo fora do exercício profissional.
Mas, então, o que seria a ética em sua essência? Para o professor universitário, advogado e corretor de imóveis, Paulo Roberto Xavier, o proceder ético na profissão é uma decisão que ocorre internamente e produz resultados:

- A ética é um portal onde cada um precisa tomar a decisão de adentrar ou não. É uma decisão de vida. A escolha pela ética tem que ser com as próprias pernas, ligando mente e coração, não esperando que alguém ou alguma coisa faça o que devemos fazer. A mudança, a transformação, seja qual for, é antes de tudo uma decisão interna.
Ainda segunda Xavier, a ética está profundamente relacionada a trabalhar com profissionalismo, sendo o mais transparente possível:
- O corretor de imóveis deve informar todas as condições de um imóvel antes de realizar a venda ou a locação. Ser franco e trazer à realidade de cada cliente as possibilidades da aquisição imobiliária. E, principalmente, não praticar quaisquer atos de concorrência desleal aos colegas de profissão.
A ética profissional é um ponto essencial na contratação de corretores de imóveis. De acordo com o diretor do Creci-RJ, Camilo Abicalil, as empresas imobiliárias optam por profissionais que zelam pela imagem da empresa com uma conduta ética:
- Na admissão de novos profissionais, o comportamento ético é um item muito importante. Nesse sentido, as imobiliárias estão tendo um cuidado maior com a seleção, com o intuito de preservar sua imagem junto ao cliente.
Fonte: Revista Stand nº 17/12 .

FISCALIZAÇÃO DO “MINHA CASA”

O ano traz uma novidade para o programa “Minha Casa, Minha Vida”. O sistema Cofeci-Creci (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Corretores de imóveis) passará a fiscalizar a regularidade de conduta de corretores de imóveis, empresas do mercado imobiliário e outros agentes na comercialização de imóveis beneficiados com recursos oriundos do programa.
A incumbência resulta de um convênio firmado entre nós (o sistema Cofeci-Creci), uma autarquia federal, a Caixa Econômica Federal, entidade encarregada pelo governo da gestão  financeira do programa.  A convite da Caixa, a estrutura de fiscalização de todos os Crecis, presentes em 25 Estados, passam a atuar também para evitar desvios nos recursos e nas metas da atual política de redução do déficit habitacional brasileiro, ainda estimado em sete milhões de unidades pelo Ministério das Cidades.
O principal objetivo do “Minha Casa, Minha Vida” é fiscalizar a base da pirâmide social a aquisição da casa própria e, assim, reduzir o déficit habitacional no País. São bandeiras compartilhadas por nossa categoria, cerca de 240 mil corretores de imóveis em atividades e 35 mil empresas imobiliárias.
A estrutura do Sistema Cofeci-Creci irá atuar na ponta da comercialização, no contato entre quem vende imóveis incluídos no programa e o mercado consumidor específico: famílias com renda de zero a dez salários mínimos que buscam crédito para adquirir sua moradia. Teremos a responsabilidade de verificar em imobiliárias, construtoras, incorporadoras e profissionais se os contratos firmados com o consumidor estão dentro das regras estabelecidas pelo “Minha Casa, Minha Vida”.
Desde 1967, cabe ao sistema Cofeci-Creci regulamentar e fiscalizar a profissão de corretores de imóveis, a abertura e a atuação de empresas imobiliárias e o funcionamento do mercado imobiliário como um todo. Além de credenciar profissionais com a devida formação a atuarem como corretores de imóveis, cuidamos de manter equilibradas as relações do segmento e a sociedade, tendo como primeiro plano as necessidades do cidadão brasileiro.
Em todas as regiões e Estados, atuamos pelo cumprimento da lei e pela sua evolução em defesa das necessidades da população. Nosso departamento de fiscalização está inserido neste contexto. Temos uma rede nacional de agentes fiscais eficientes, com alta credibilidade e legalmente investidos de autoridade para o exercício de suas funções. Por isso, prontamente, atendemos o chamado da Caixa, que resultou no acordo assinado no ano passado.
Em linhas gerais, nossa equipe irá averiguar se o valor de comercialização do imóvel, que varia conforme a cidade em que se localiza, está dentro dos limites estabelecidos pela Caixa; se o comprador se adequa ao perfil socioeconômico do público-alvo do programa; e se há algum tipo de cobrança indevida do comprador (o beneficiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida).
É importante salientar que os honorários do corretor de imóveis devem ser pagos por quem coloca o imóvel à venda. Em qualquer circunstância, com mais ênfase ainda no contexto do “Minha Casa, Minha Vida”, o comprador nada deve ao corretor imobiliário.
Atribuições como a averiguação da qualidade, celeridade ou pontualidade das obras, idoneidade dos construtores, conteúdo do contrato entre os executores dos projetos e o agente financeiro, entre outras situações anteriores e posteriores à fase da comercialização, não compõem o escopo da nossa parceria com a Caixa.
Além de atuar proativamente na fiscalização, estaremos também recebendo denúncias da população, iremos averiguar as condições de comercialização de projetos habitacionais em todo o País. Todo material publicitário e todo plantão de vendas que tiver uma placa “Minha Casa, Minha Vida” será checado e poderá ser visitado. Para viabilizar um canal específico com o público, o Cofeci orientou todos os Crecis a criar um link em sua home-page para receber informações, processá-las e providenciar a checagem “in loco”. Ao constatar irregularidade, nossa fiscalização irá lavrar um documento descrevendo a situação encontrada e encaminhá-lo para uma comissão interna do Creci do respectivo Estado, formada por três conselheiros e batizada de Pró-Casa. Caberá a essa comissão fazer uma apuração prévia e enviar relatório das irregularidades constatadas para a Caixa Econômica e para o Ministério Público Federal, que tomarão as medidas cabíveis para cada caso. * Claudemir Neves- Diretor Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Sistema Cofeci-Creci).

ELEIÇÃO SINDIMÓVEIS/ 2012
Informamos que a partir do dia 23/04/12 conforme Edital publicado no D.O. E
iniciou-se o prazo para registro de chapas para Eleição que realizar-se-à no dia
24/05/12 na Sede do Sindimóveis. Maiores informações pelo telefone: (91) 3274-0793

XXIV CONACI
O Congresso Nacional de Corretores de Imóveis oferece conhecimento, atualização, network e segurança de bons negócios. Considerado o maior acontecimento da categoria, proporciona discussões profissionais em fóruns, cursos, palestras e oficinas com personalidades de renome do mercado imobiliário nacional e internacional.

A XXIV edição será sediada em São Paulo, na Transamérica Expo Center nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2012. Maiores informações Acesse: www.conaci.com.br
Coord. Pedagógico: Carlos Moraes de Albuquerque Fº
E-mail: carlosalbuquerquefilho@hotmail.com
       
Antônio Maria Santos Sousa
Presidente
 
DIRETORIA SINDIMÓVEIS GESTÃO 2009/2012

PRESIDENTE: Antônio Maria Santos Sousa
1º VICE- PRESIDENTE: Silvio Kós Burlamaqui de Miranda
2º VICE- PRESIDENTE: Eduardo Afonso Damasceno de Mendonça
1ª SECRETÁRIA: Antônia Pereira da Silva Santos
1ª TESOUREIRA: Regina Célia Lima Albuquerque
2º TESOUREIRO: Ideval Pamplona Lima
REPRESENTANTE JUNTO À FENACI: Maria Isabel Macedo Figueiredo
COORDENADOR PEDAGÓGICO: Carlos Moraes de Albuquerque Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário