quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Que tipo de imóvel o investidor estrangeiro busca no Brasil?

Com o Brasil considerado o 2º país mais atraente para investimentos, segundo pesquisa da Afire, imóveis comerciais ganham destaque.

O que leva um investidor estrangeiro a procurar imóveis no Brasil? E que tipo de imóveis? O resultado da 20ª. Pesquisa Anual dos Membros da Associação de Investidores Estrangeiros em Imóveis (Afire, na sigla em Inglês) consolida o Brasil como o 2º país mais atraente para investimentos (antes ocupava a 4ª colocação). E opções é o que não faltam.

Segundo a presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, Virgínia Duailibe, propriedades comerciais, como shopping centers, edifícios de escritórios de alto padrão e hotéis são um dos destaques aos olhos do investidor estrangeiro.

“Para acompanhar esse volume de investimentos, várias corporações imobiliárias multinacionais, como CBRichard Ellis, Cushman&Wakefield, Equity International, Jonas Lang LaSalle, Tishman Speyer e Colliers International, vem ampliando sua atuação no país, o que é bastante significativo para o mercado”, comenta Virgínia, que acrescenta: “Não podemos esquecer também dos pequenos investidores, em geral vindos da Espanha e Portugal, que estão prospectando áreas no Nordeste para construir condomínios. Os investimentos residenciais também merecem destaque e a forte presença da Sotheby’s International Realty por aqui é prova disso”.

Palavra de ordem: estabilidade

Mais difícil que conquistar este reconhecimento aos olhos do mercado global, é manter esta boa perspectiva. Se o Brasil é "a bola da vez", a palavra de ordem será estabilidade econômica. “A partir do controle eficiente da economia brasileira diante dos reflexos da crise internacional, os olhos do mundo vão se voltar mais ainda para o Brasil como a grande opção para investimento”, explica Virgínia.

A presidente da ABMI ainda ressalta que será fundamental iniciar, executar e concluir em tempo hábil todas as obras de infraestrutura que o Brasil precisa, “principalmente em locais mais afastados das grandes metrópoles, para que o setor da construção possa ter uma abertura maior para seus projetos”.

Pesquisa Afire

Se a 20ª pesquisa da AFIRE eleva o Brasil da quarta posição para a segunda do ranking, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, vale ressaltar também o mérito de São Paulo, que sai da 26ª posição no ranking anterior para a 4ª posição. “Um salto olímpico, diga-se de passagem, reforçado pelo ritmo acelerado das construções no mercado imobiliário”, afirma a presidente da ABMI.

A cidade de São Paulo ficou atrás apenas de Nova York, Londres e Washington, como o quarto mais provável local para atrair a preferência dos investidores em 2012, superando Frankfurt e outras capitais de países da zona do euro e das economias dos Brics.

Fonte: Redação Redimob

Nenhum comentário:

Postar um comentário