quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mercado de arrendamento habitacional ganha terreno

O mercado de arrendamento habitacional tem vindo a consolidar-se, de acordo com os resultados do Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de dezembro, publicado pelo RICS/CI. Em Dezembro, assistiu-se a um aumento, quer do lado da procura, quer do lado da oferta. No entanto, as rendas seguiram uma tendência de descida.
As expectativas para a evolução dos valores de arrendamento continuaram negativas, embora tenham recuperado face ao mês anterior. Em termos regionais, o Porto e o Algarve exibem melhores expectativas quer quanto à evolução das rendas quer quanto à atividade do mercado.
Ainda de acordo com o estudo, do lado da compra e venda de habitação o cenário é menos animador. A procura, a oferta e os preços permaneceram em queda, embora a um ritmo mais lento face a novembro, com o Índice de Confiança a recuperar ligeiramente. A redução nos preços das casas está a ser conduzida essencialmente pela fraca procura, uma vez que do lado da oferta as instruções de venda continuam em rota descendente.
Até Setembro, as quebras nos preços apresentaram-se mais acentuadas para as casas usadas que para as casas novas. No entanto, os últimos 2 meses mostraram que os promotores se tornaram menos resistentes às reduções dos preços.
Os promotores, mais otimistas que os agentes, aguardam uma estabilização das vendas para o próximo trimestre, o que contrasta com a diminuição esperada pelos mediadores.

FONTE: Vida Imobiliária

Nenhum comentário:

Postar um comentário