Segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), 48% dos shoppings estão no Interior. Eles geram um total de 757 mil empregos e só em 2009 chegaram a faturar juntos R$ 69, 768 bi. E não é só isso. Em 2010, ainda de acordo com a associação, há previsão de 19 centros comerciais a serem inaugurados no Brasil e destes, dez estarão em cidades do Interior. Em 2011, serão outros 20 empreendimentos comerciais no total, e 13 ficarão fora das capitais.
Entre as razões para essa migração estariam a fuga da concorrência que é típica das grandes cidades e também os incentivos fiscais que as cidades menores ofereceriam, além da oportunidade de participar do processo de crescimento econômico dessas localidades, consolidando a ida ao shopping como hábito dos cidadãos e fortalecendo marcas.O número total de empregos gerados pelos shoppings, em 2009, foi de 757 mil, de acordo com o levantamento da Abrasce. Em pesquisa encomendada pela instituição, foram comparadas cidades que tiveram ou não a inauguração de um empreendimento. O crescimento de postos de emprego foi de 24% nas cidades que abriram shoppings em relação às outras. Na mesma pesquisa, a arrecadação de tributos, como o IPTU, também aumentou em 31%. Dessa forma, a indústria de shopping centers é vista como uma grande propulsora de desenvolvimento econômico, promovendo ainda fatos como o crescimento urbano, a valorização imobiliária e a aprimoramento do comércio local. A Abrasce também divulga que dados do mesmo estudo revelam que a chegada dos centros de compras, além da valorização imobiliária, provocam uma reativação de estabelecimentos de comércio e serviços no entorno, o que derruba o estigma de que os shoppings prejudicam o comércio de rua.
FONTE: Vida Imobiliária
Entre as razões para essa migração estariam a fuga da concorrência que é típica das grandes cidades e também os incentivos fiscais que as cidades menores ofereceriam, além da oportunidade de participar do processo de crescimento econômico dessas localidades, consolidando a ida ao shopping como hábito dos cidadãos e fortalecendo marcas.O número total de empregos gerados pelos shoppings, em 2009, foi de 757 mil, de acordo com o levantamento da Abrasce. Em pesquisa encomendada pela instituição, foram comparadas cidades que tiveram ou não a inauguração de um empreendimento. O crescimento de postos de emprego foi de 24% nas cidades que abriram shoppings em relação às outras. Na mesma pesquisa, a arrecadação de tributos, como o IPTU, também aumentou em 31%. Dessa forma, a indústria de shopping centers é vista como uma grande propulsora de desenvolvimento econômico, promovendo ainda fatos como o crescimento urbano, a valorização imobiliária e a aprimoramento do comércio local. A Abrasce também divulga que dados do mesmo estudo revelam que a chegada dos centros de compras, além da valorização imobiliária, provocam uma reativação de estabelecimentos de comércio e serviços no entorno, o que derruba o estigma de que os shoppings prejudicam o comércio de rua.
FONTE: Vida Imobiliária
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