Quantas vezes já aconteceu de você dizer mesmo quando não esta falando? A menos que você seja um mestre do disfarce, você está enviando constantemente mensagens sobre seus verdadeiros pensamentos e sentimentos - usando palavras ou não.
Estudos demonstram que suas palavras respondem somente por 7% das mensagens
que você carrega. Os restantes 93% são não-verbais. 55% da comunicação está baseada no que as pessoas vêem e outros 38% são transmitidos pelo tom da voz. Sendo assim, pense nisto. No ambiente empresarial, as pessoas podem ver o que você não está dizendo. Se sua linguagem corporal não condiz com suas palavras, você está desperdiçando o seu tempo.
Contato visual é o modo mais óbvio de você se comunicar.
Quando você está olhando para a outra pessoa, você mostra interesse. Quando você não estabelece contato visual, dá a impressão que a outra pessoa não tem nenhuma importância. Mantenha contato visual de aproximadamente 60% do tempo para parecer interessado, mas não agressivo.
A expressão facial é outra forma de comunicação não-verbal.
Um sorriso envia uma mensagem positiva e é apropriado para todas as situações - de vida e de morte. O sorriso adiciona calor e uma aura de confiança. Os outros serão mais receptivos se você se lembrar de sempre conferir a sua expressão.
Sua boca também dá pistas, não só quando você está falando.
Os movimentos de boca, como enrugar seus lábios ou torcê-los para um lado, pode indicar que você está pensando no que você está sendo dito ou que você está escondendo algo.
O posicionamento da sua cabeça fala com pessoas.
Mantenha sua cabeça erecta, o que não é igual a manter sua cabeça em linha reta, isto o fará parecer seguro de si e autorizado. As pessoas o levarão a sério. Incline sua cabeça para um lado se você quiser aprecer amigável e aberto.
O quanto você é receptivo é sugerido pela posição dos seus braços.
Braços cruzados ou dobrados sobre o tórax dizem que você se fechou para as outras pessoas e não tem nenhum interesse nelas ou no que elas estçao dizendo. Esta posição também pode representar "eu não concordo com você."
Você pode apenas estar com frio, mas a menos que você faça um gesto que justifique seu tremor ao mesmo tempo, a pessoa à sua frente pode receber uma mensagem equivocada.
A forma como você usa os seus braços pode ajudar ou podem interferir na sua imagem.
A gesticulação intensa pode demonstrar entusiasmo a alguns, mas outros vêem este gesto como de incerteza e imaturidade. A melhor posição para seus braços é colocá-los lateralmente. Você parecerá confiante e relaxado. Se de início isto for pesado para você, faça o que sempre faz quando quer chegar a algo melhor: pratique. Depois de um tempo, se sentirá natural.
O ângulo do seu corpo dá uma indicação aproximada aos outros do que está se passando por sua cabeça.
Inclinar-se para a frente diz: "Conte-me mais." Inclinar-se para trás sinaliza que você já ouviu o bastante. Um aceno de cabeça é um indicativo de que você está escutando.
A postura é importante, da mesma maneira que sua avó sempre disse.
Sente-se ou levante-se ereta se você quiser ser vista como atenta e entusiástica. Quando você se deixa cair em sua cadeira ou se apóia na parede, parece cansada. Ninguém quer fazer negócios com alguém que não tem energia.
Controle suas mãos prestando atenção para onde elas vão.
No mundo empresarial, particularmente quando você lida com pessoas de outras culturas, suas mãos precisam ser vistas. Isso o significa que deve mantê-las fora dos seus bolsos e que você deveria resistir à tentação de escondê-las sob a mesa ou às suas costas. Levar suas mãos para regiões acima do pescoço, ajeitar os cabelos ou passá-las no rosto não é profissional.
As pernas falam, também.
Muito movimento indica nervosismo. Como e onde você as cruza conta para os outros como você se sente. As posições preferidas para o profissional polido são os pés apoiados no chão ou pernas cruzadas nos tornozelos. A posição menos profissional e a posição mais ofensiva é descansar uma perna ou tornozelo por cima do outro joelho. Algumas pessoas chamam esta posição de "Figura Quatro." Pode fazer você parecer arrogante.
A distância que você mantém dos outros é crucial se você quer estabelecer um bom rapport.
Estar de pé e muito próximo ou " face a face com o outro" o marcará como insistente. Posicionando-se muito longe o fará parecer reservado. Se nenhuma das duas opções resultam na mensagem que você quer transmitir, encontre a melhor posição intermediária. O mais importante: faça com que a outra pessoas se sinta confortável. Se ela está tentando se afastar, é hora de parar. Ou ela tem necessidade de mais espaço ou você precisa de uma pastilha de hortelã.
Você pode não estar atento ao que está dizendo com o seu corpo, mas os outros receberão a mensagem. Tenha certeza de que está enviando a mensagem que você quer enviar.
Autora: Lydia Ramsey , uma das principais autoridades em etiqueta empresarial e protocolo nos E.U.A., é palestrante e autora de MANNERS THAT SELL ( Maneiras que vendem ).
FONTE: Marketing e Publicidade Imobiliária.
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