sábado, 28 de agosto de 2010

Corretor de Imóveis: um futuro de reconhecimento profissional

Na semana em que se comemora o Dia do Corretor, profissionais falam da expectativa na profissão.

É uma profissão recente: surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que aumentasse a comercialização de imóveis através de anúncios de jornal. As comunidades sentiram falta de alguém que fizesse as negociações e apareceu o papel do "agente imobiliário". Na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, a criação das primeiras leis trabalhistas fez a categoria nascer oficialmente. Na década seguinte, os corretores de imóveis passaram a fazer parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade.

De lá pra cá, a profissão se solidificou. Mas já passou por alguns períodos de crise. "No passado, as principais dificuldades surgiam por causa da falta de credibilidade. Existia uma fama de falta de profissionalismo e de ética", fala João Teodoro da Silva, presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). Agora, já está diferente. "Hoje, os novos profissionais tem uma formação mais adequada, incluindo os mais de seis mil já formados em curso superior de Gestão Imobiliária em todo o país e os outros seis mil matriculados neste momento", acrescenta.

Para o corretor de imóveis Hamilton Cavalcante, é importante que a formação seja o foco - e ainda há o que melhorar neste sentido. "A maioria conquista os direitos de exercer regularmente a profissão e se limita a ficar nos plantões de vendas das empresas imobiliárias", avalia. Segundo ele, a especialização permite visualizar um mundo de oportunidades na profissão. É possível, por exemplo, se tornar avaliador imobiliário, fazer controle de recebimento de aluguéis e encargos, aluguel por temporada, estudo de viabilização de projetos de loteamento, entre outras atividades.

Um futuro promissor

A categoria conseguiu grandes avanços na década de 1980. Mas parece que o melhor ainda está por vir. "Quando o boom imobiliário baixar, vai sobrar muito trabalho para administradores de imóveis, avaliadores e corretores que trabalham com imóveis usados", avalia Hamilton Cavalcante.

Com espaço no mercado garantido e com formação adequada, a consequência só poderá ser o reconhecimento. "O futuro da profissão será o reconhecimento de que esse profissional atua num mercado representativo da economia nacional, cujo trabalho pode auxiliar na realização do sonho de muitos brasileiros e em transações seguras e legais", prevê João Teodoro da Silva.

O Dia do Corretor de Imóveis é comemorado no dia 27 de agosto.

E para você, corretor de imóveis, quais são as principais vantagens da profissão?

FONTE - Redaçao Redimob - CAPE

Um comentário:

  1. Jorge Dias, 59 anos, estou iniciando no ramo de comercialização imobiliaria. Mesmo que, com atraso, gostaria de parabenizar pela materia.
    É um posicionamento muito positibo.
    Abraços

    ResponderExcluir