sábado, 22 de janeiro de 2011

Aluguel ou pagar financiamento?

Recentemente, a Fundação Getúlio Vargas divulgou o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) relativo a 2010 e o indicador provocou certa preocupação no mercado imobiliário. Isto porque o índice é utilizado no reajuste dos contratos de locação e o percentual fechou o ano com alta de 11,32%. Este é o maior valor do IGP-M desde 2004, e representa o dobro da inflação apurada nos últimos 12 meses, que chegou a 5,63%.

Frente a esse cenário, a previsão é de um aquecimento no segmento de venda de imóveis nos próximos meses. Segundo José Augusto Viana Neto, presidente do CRECISP, essa tendência já vem sendo verificada nos últimos levantamentos realizados pelo Conselho. “Em outubro, por exemplo, mais de 70% da venda de usados no Grande ABC paulista foram realizados através de financiamentos bancários, o que pode indicar que a população está mais disposta a assumir uma prestação do que continuar pagando aluguel.”

Viana também mencionou que imóveis que vinham sendo alugados por 0,5% do valor, agora chegam a até 1%, o que dificulta ainda mais o mercado de locação.

“Está muito caro pagar aluguel e, assim, a classe média está optando pela contratação de um financiamento imobiliário ou por trocar o aluguel nas regiões mais centrais pelo da periferia, onde ainda se consegue um valor mais razoável.”

A boa notícia para inquilinos é o possível uso do Cartão Aluguel da Caixa Econômica para pagamento de seus compromissos, sem a necessidade de um fiador como garantia.

Fonte: perfilimobiliario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário