quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O setor imobiliário cresce e o Pará se desenvolve

Uma revolução está em marcha no Pará. Desde que foi deflagrado o crescimento do mercado imobiliário paraense, há cerca de dois anos, o Estado passou a trilhar o limiar de uma era de transformações, que está mudando sua paisagem arquitetônica, influenciando o modo de vida das pessoas, modificando sua maneira de morar, trabalhar, comprar, divertir-se e relacionar-se com sua família e amigos.

Do ponto de vista econômico as transformações são espetaculares. Só a Chão & Teto pretende lançar nos próximos dois anos um volume de negócios superior a R$ 2 bilhões e aumentar o seu quadro de consultores imobiliários - que já conta com 180 corretores - o que vai valorizar ainda mais a profissão de corretor de imóveis, já em alta, e que tem previsões para um crescimento de 25%, até dezembro, em todo o Brasil.

O crescimento do mercado imobiliário pode ser comparado a uma bola de neve do bem, porque, além do que ele pode gerar na etapa seguinte à concretização da compra, a da decoração, móveis e utensílios, também é preciso computar o volume representado pela mão-de-obra e insumos da fase de construção, além do aumento de produtos e serviços, como manutenção e segurança patrimonial, e a quantidade de empregos, formais e informais, gerados por estes grandes empreendimentos.

O que também se observa nessa revolução, não é só o aumento do número dos empreendimentos. Estes mesmos, também passam por mudanças. Belém está em plena era dos megaempreendimentos que integram o conceito de condomínios-clubes, onde conforto e lazer têm espaços garantidos, e existem condomínios que chegam a oferecer mais de 30 itens de lazer.

A expresão das áreas de convivência como, espaços gourmets, salas de jogos e churrasqueiras, favorece uma maior integração entre vizinhos, que antes pouco se conheciam. Sem falar que a oportunidade de morar num local com sala de ginástica, piscina com raia olímpica e quadras de esportes é um grande incentivo para a prática de atividades físicas e a consequente melhoria da qualidade de vida e saúde.

As vantagens surpreendentes e os problemas inéditos do maravilhoso mundo novo que o crescimento do mercado imobiliário descortina para Belém e o Pará como um todo. Só nos resta buscar mecanismos para evitar os tropeços que todas as revoluções trazem e aproveitar as grandes oportunidades.

Carlos Eduardo e Angela Pereira.

fonte revista Chão & Teto


Nenhum comentário:

Postar um comentário